Norma assegura atendimento preferencial em exames e serviços de saúde, públicos e privados
As pessoas com Diabetes Mellitus no Paraná passam a ter direito a atendimento prioritário em estabelecimentos de saúde. A medida foi oficializada com a sanção da Lei Estadual nº 22.389, em 30 de abril de 2025, proposta pela deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD).
Prioridade em exames que exigem jejum
A legislação garante prioridade nas filas para exames de diagnóstico que exigem jejum, como exames de sangue, em hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios de coleta e demais serviços de saúde, tanto públicos quanto privados.
A mudança considera os riscos do jejum prolongado em pessoas com diabetes, que podem apresentar quadros de hipoglicemia. O atendimento prioritário seguirá os mesmos moldes já aplicados a idosos, gestantes e pessoas com deficiência, sem interferir nos critérios de classificação de risco em situações de urgência e emergência.
Deputada comemora sanção
“É uma alegria poder ter apresentado esse projeto e vê-lo virar lei. As pessoas com Diabetes Mellitus terão atendimento mais ágil devido a essa condição. É um pequeno gesto para ajudar essas pessoas”, disse a deputada Cloara Pinheiro.
Entenda a condição
O Diabetes Mellitus é uma doença metabólica crônica caracterizada por altos níveis de glicose no sangue, causados pela produção insuficiente ou má utilização da insulina — hormônio responsável por regular o açúcar no organismo.
O tratamento contínuo e o atendimento humanizado são essenciais para evitar complicações e garantir qualidade de vida às pessoas que convivem com a doença.