Nosso foco é garantir que ninguém fique sem atendimento ou esperando por meses”, reforçou a secretária de saúde
A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem reforçando seu compromisso com um atendimento mais eficiente e humanizado à população que depende do sistema público. Prova disso é o sucesso da primeira fase do programa “Puxa Fila”, que já contabiliza 595 atendimentos realizados em apenas um mês.
A iniciativa foi criada para agilizar o acesso a consultas médicas e outros serviços básicos de saúde, especialmente diante da alta demanda registrada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com o programa, consultas que estavam agendadas para até quatro meses foram antecipadas e atendidas em no máximo 30 dias, garantindo mais agilidade e atenção aos pacientes.
Durante essa primeira fase, três UBSs receberam o reforço do programa com horário estendido das 17h às 21h:
- UBS Argemiro de Félix, na Vila São Vicente
- UBS Aline Marinho Zacarias, na Vila Garcia
- UBS Emir Roth, na Vila Bela (Ilha dos Valadares)
Balanço da primeira fase:
- ✅ 300 consultas médicas realizadas
- 💉 227 vacinas aplicadas
- 🔬 43 exames preventivos
- 🧪 8 testes rápidos
- 🩺 11 atendimentos gerais
- 💊 6 aplicações de medicamentos
A secretária municipal de Saúde, Patrícia Scacalossi, ressaltou que o Puxa Fila vem ao encontro da proposta da gestão de melhorar continuamente o atendimento à população e desafogar unidades de maior complexidade, como a UPA.
“Vamos ativar o Puxa Fila sempre que os agendamentos estiverem acumulados. Nosso foco é garantir que ninguém fique sem atendimento ou esperando por meses”, reforçou a secretária.
A ação é mais uma demonstração do esforço da gestão municipal em garantir que a saúde pública de Paranaguá esteja cada vez mais próxima, acessível e resolutiva para todos os cidadãos.