Moradores de pelo menos oito cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) relataram ter sentido o impacto da forte explosão que atingiu a Enaex Brasil, fábrica de materiais explosivos localizada em Quatro Barras, na manhã desta terça-feira (12). O acidente ocorreu por volta das 6h e as causas ainda estão sendo investigadas.
A delegada Géssica Andrade informou que imagens de câmeras de monitoramento mostraram que vítimas não estavam manipulando explosivos e se reuniram para fazer uma oração. A informação foi divulgada em uma coletiva de imprensa concedida no início da noite.
As imagens não foram divulgadas pela Polícia Civil (PC-PR). Segundo a delegada, elas mostram que as nove pessoas que morreram durante a explosão tinham acabado de chegar na empresa e se preparam para a troca de turno.
Ainda segundo informações da própria empresa, nove pessoas estão desaparecidas e sete ficaram feridas. O secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, confirmou que houve mortes, mas o número exato de vítimas fatais ainda não foi divulgado pelas autoridades.
O estrondo e os tremores foram sentidos em Curitiba, Piraquara, Pinhais, Bocaiúva do Sul, Colombo, Campina Grande do Sul e São José dos Pinhais, além de Quatro Barras. Em alguns locais, o impacto foi percebido a quase 20 quilômetros de distância do ponto da explosão.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar estão no local realizando buscas, atendimento aos feridos e isolamento da área para garantir a segurança. A Enaex Brasil informou que colabora com as investigações e presta assistência às famílias dos trabalhadores atingidos.