Equipes de resgate percorreram mais de 4 km de trilha, mas o óbito foi confirmado no local
Um homem de 47 anos morreu após sofrer um infarto enquanto fazia a trilha da Pedra da Tartaruga, em Garuva, no domingo (24). A vítima foi identificada como Rafael Oliveira, que nas redes sociais se apresentava como “andarilho da montanha” e compartilhava aventuras em trilhas e escaladas pelo Brasil e em outros países.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta de 10h20. Inicialmente, uma caminhonete foi deslocada até o local, e a aeronave Águia-01 chegou a ser acionada, mas não conseguiu realizar o voo devido às condições climáticas.
Durante o deslocamento, o Samu e os Bombeiros Voluntários também foram mobilizados para dar apoio. O trajeto até o início da trilha foi de aproximadamente 75 km, seguido de 4,5 km de caminhada até o ponto onde a vítima estava.
Segundo informações, Rafael entrou em parada cardiorrespiratória ainda por volta das 10h20. Dois guias que o acompanhavam, sendo um deles bombeiro voluntário, realizaram procedimentos de reanimação até próximo do meio-dia. Cerca de 20 minutos após a chegada da equipe dos bombeiros militares, os Bombeiros Voluntários e uma equipe avançada do Samu chegaram ao local. O médico presente constatou oficialmente o óbito.
A extração do corpo até a ambulância avançada do Samu foi realizada com maca tipo mamute e auxílio de mula (roda de transporte), em um deslocamento de 4,5 km que levou cerca de duas horas e meia.