Quadrilha é suspeita de transportar mais de 1,5 tonelada de maconha e 150 kg de cocaína usando viaturas falsas e veículos batedores
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam sete pessoas nesta terça-feira (25) durante uma operação contra uma organização criminosa especializada no transporte interestadual de grandes carregamentos de drogas utilizando veículos adulterados com identidade visual de órgãos públicos.
A ação cumpriu sete mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu (PR), além de Joinville (SC). Cães de faro da PCPR participaram das diligências para reforçar a eficácia das buscas.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos veículos e celulares, que serão periciados para subsidiar novas fases da investigação.
Início da investigação
A apuração começou em junho de 2025, após a apreensão de 762 kg de maconha dentro de um Renault Duster branco falsamente caracterizado como veículo da Polícia Científica do Paraná. O motorista desobedeceu ordem de parada da PRF e abandonou o carro após uma colisão na BR-277, em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba.
“A partir desse fato, a PCPR identificou a existência de uma estrutura criminosa estável, hierarquizada e com divisão de tarefas, responsável por diversos transportes ilícitos entre Foz do Iguaçu, Curitiba e outras cidades do interior”, explicou o delegado Victor Loureiro.
Repetição de rotas e métodos
Ao longo da investigação, foram identificados outros quatro episódios de transporte de drogas com veículos falsamente identificados, que totalizaram mais de 1,5 tonelada de maconha e 150 kg de cocaína.
Entre eles:
- Abril de 2025 – Guarapuava: apreensão de 562 kg de maconha em um carro com placas adulteradas e falsos símbolos do Governo Federal. Um segundo veículo batedor também foi localizado.
- Maio de 2025 – Foz do Iguaçu a Curitiba: veículo falsamente identificado como viatura do Instituto de Criminalística, acompanhado por outro automóvel em comboio.
- Agosto de 2025 – Guarapuava: PRF apreendeu 153 kg de cocaína em uma caminhonete com logotipos falsos da Receita Federal. Dois paraguaios foram presos.
- 3 de novembro de 2025 – Assis Chateaubriand: mais de uma tonelada de maconha foi apreendida em uma caminhonete com placas falsas e símbolos simulados da Itaipu Binacional.
Atuação profissionalizada
Laudos periciais, imagens de câmeras de segurança e análises de dados mostraram que motoristas, financiadores e responsáveis logísticos atuavam em diversos episódios, repetindo veículos, rotas e estratégias — o que confirmou a profissionalização do grupo.
Uma das principais táticas era o uso de veículos batedores, responsáveis por percorrer as rodovias antes do carregamento para detectar barreiras policiais e alertar os demais integrantes da quadrilha.
Prendidos nesta terça-feira
Entre os presos estão:
- o motorista que fugiu da abordagem em Balsa Nova,
- batedores envolvidos nas viagens,
- condutores responsáveis pelo transporte das drogas.
Todos foram encaminhados ao sistema penitenciário.










