Durante patrulhamento preventivo realizado na quinta-feira (03), equipes da Polícia Ambiental do 2º Pelotão de Guaratuba apreenderam uma rede de pesca instalada de forma irregular na região do Balneário Barra do Saí.
A rede do tipo “feiticeira”, confeccionada em nylon, media 50 metros de comprimento por 3 metros de altura e possuía malhas de 30 e 10 centímetros entre nós. O equipamento estava instalado perpendicularmente à faixa de areia, o que contraria a Portaria 085/2009 do Instituto Água e Terra (IAT), que determina a distância mínima de meia milha náutica da costa para redes do tipo “espera fixa”.
No momento da ação, não foi localizado nenhum responsável pela rede. Diante da irregularidade, o material foi retirado e encaminhado ao depósito da Polícia Ambiental, onde permanecerá até que seja dada a destinação ou realizada a destruição.
Além da rede, uma âncora utilizada para fixação também foi apreendida.
A Polícia Ambiental reforça que ações como esta têm como objetivo coibir práticas ilegais e proteger os recursos naturais da região litorânea do Paraná.