As diligências ocorrem simultaneamente em Curitiba, Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana, e Guaratuba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), uma operação para cumprir 17 mandados judiciais contra suspeitos de envolvimento em crimes patrimoniais ocorridos em Curitiba. As investigações apuram o roubo à mão armada de seis automóveis e o furto de três motocicletas.
Segundo a PCPR, cerca de 40 policiais civis participam da ação, que cumpre dez mandados de prisão, entre temporários e preventivos, e sete ordens de busca e apreensão. As diligências ocorrem simultaneamente em Curitiba, Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana, e Guaratuba, no litoral.
Crimes investigados
Os crimes sob investigação aconteceram nos bairros Portão, Santo Inácio, Bigorrilho, Sítio Cercado, Uberaba e Pinheirinho, além de furtos registrados entre junho e julho nas regiões das Mercês, Campo Comprido e Cristo Rei.
Em um dos casos, registrado em 18 de junho, um homem armado abordou a vítima na saída de um mercado no bairro Portão, levando o carro e as compras. O veículo foi encontrado no mesmo dia, abandonado no bairro Novo Mundo, por uma equipe da Polícia Militar.
Queda nos índices de roubos e furtos
A delegada Anna Karyne Turbay explicou que os crimes foram praticados de forma isolada.
“A ação visa dar uma resposta rápida aos delitos patrimoniais, especialmente aqueles cometidos com violência ou uso de arma de fogo na subtração de automóveis e motocicletas”, afirmou.
Dados da Secretaria da Segurança Pública apontam redução nos índices: entre janeiro e maio deste ano, Curitiba registrou queda de 43% nos roubos de veículos, passando de 144 casos no mesmo período de 2024 para 82. Já os furtos diminuíram 38,4%, de 1.435 para 884 ocorrências.