A Polícia Militar Ambiental de Guaratuba autuou no sábado (12), uma propriedade localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Guaratuba, após constatar a supressão de vegetação nativa sem autorização do órgão ambiental competente.
A ação ocorreu após apuração da denúncia número 27068, feita por meio do canal 181. Durante a fiscalização, os policiais identificaram o dano em área de vegetação nativa secundária, em estágio médio de regeneração — o que agrava a infração ambiental.
Diante da irregularidade, a equipe lavrou um Auto de Infração Ambiental (AIA) no valor de R$ 14.000,00 e também emitiu o termo de embargo da área afetada, que deverá permanecer isolada e sem qualquer intervenção até que haja deliberação dos órgãos ambientais competentes.
A Polícia Militar Ambiental reforça a importância das denúncias anônimas e da preservação das áreas protegidas, especialmente na região da APA de Guaratuba, considerada estratégica para a conservação da biodiversidade do litoral paranaense.