A Polícia Militar do Paraná deflagrou, na manhã desta terça-feira (08), a Operação Schinus, com foco no combate ao tráfico de drogas e à atuação de uma organização criminosa na região do bairro Santa Cândida, em Curitiba. A ação foi coordenada pelo 1º Comando Regional da PM (CRPM) e pelo 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM), após meses de investigação e monitoramento.
O nome da operação faz referência ao termo “Schinus”, gênero botânico da planta conhecida como aroeira, que dá nome ao conjunto habitacional onde a operação foi realizada.
De acordo com a Polícia Militar, os levantamentos de inteligência identificaram uma série de crimes praticados por integrantes do grupo, como tráfico de drogas, porte e posse ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro, aliciamento de adolescentes e intimidação de moradores. As investigações também confirmaram denúncias anônimas recebidas por meio do Disque-Denúncia 181.
A operação resultou em:
- Três suspeitos mortos em confronto com as equipes policiais;
- Cinco pessoas detidas por tráfico de drogas, sendo duas delas em cumprimento de mandados de prisão;
- Apreensão de quatro armas de fogo, entre elas três pistolas e uma espingarda calibre 12;
- Cerca de 1 kg de cocaína, 1 kg de maconha prensada, 500 gramas de maconha fracionada e grande quantidade de haxixe.
Durante a ação, também foram descobertos pontos estratégicos de armazenamento e comercialização de entorpecentes, além da estrutura hierárquica da organização, com divisão de funções, revezamento de turnos e uso de estabelecimentos comerciais como fachada.
A Operação Schinus contou com o apoio de unidades subordinadas ao CRPM, equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), da Companhia Independente de Operações com Cães e agências de inteligência da PMPR.
A Polícia Militar informou que os desdobramentos da operação continuam, com o objetivo de enfraquecer a atuação da organização criminosa e restabelecer a ordem pública e a segurança na região.